sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Dica de Trilha: Açude do Camorim



Um pouco da Historia: 


Dentro da floresta, em uma bacia fechada pelas montanhas, encontram-se o surpreendente Açude do Camorim, com área de 210.000 m3 e profundidade de 18 metros, 435 acima do nível do mar, o açude possui cerca de um quarto do tamanho da Lagoa Rodrigo de Freitas. O açude por incrível que pareça, não é natural e sim foi planejado por Sampaio Corrêa e construído por Henrique de Novaes em 1908, formando um dos mais belos recantos de toda cidade Maravilhosa. Camorim é um nome derivado do Tupi “CAMURY”, CA (Mata) e MURY (mosca ou mosquitos), “mata com muitos mosquitos”. Esse nome designa o bairro, e sua principal estrada de acesso, o açude e uma cachoeira. Toda essa região pertencia a Gonçalo Correia de Sá e era conhecida como Pirapitingui (peixe de escamas branca). Nela, Correia de Sá possuía a antiga fazenda do Camorim, onde, em 1625, mandou levantar a capela de São Gonçalo de Amarante, padroeiro do lugar, que existe até hoje. 



O açude está localizado entre as Serras do Quilombo, do Nogueira e o Pico do Sacarrão, num vale cercado de muito verde, mais abaixo encontramos as cachoeiras do Camorim e Véu-da-Noiva, essa última junto à represa de captação e à caixa d’Água, construídas em 1908. Infelizmente não é permitido o banho nas águas do açude, pois as mesmas abastecem até hoje parte da Zona Oeste do Rio de Janeiro e sem contar que existem perigosos sumidouros no açude.

A maior parte do bairro do Camorim e Vargem Grande está ocupada pelas montanhas do maciço da Pedra Branca, abrangendo a Pedra Rosilha e a Serra do Nogueira. A herdeira de Correia de Sá, Dona Vitória de Sá, tinha um primitivo engenho que foi dividido em três grandes fazendas. Esse engenho era enorme e era chamado de Engenho do Camorim, ele incluindo o atual bairro do Camorim, de Vargem Pequena, de Vargem Grande, parte da Barra da Tijuca e parte do Recreio dos Bandeirantes. Dona Vitória deixou em testamento o Engenho do Camorim para os padres beneditinos, que ocuparam a região por cerca de 200 anos. 

A trilha

Altitude Máxima: 435 m.
Nível: Caminhada Leve.
Distância: 3 km.
Duração: 1h00 min até 1h30 min.
Atração: Paisagem, Açude e Cachoeira.

A trilha para o Açude do Camorim começa um pouco depois do portão de entrada da sub-sede do Camorim. Essa sub-sede está localizada no final da estrada do Camorim. Na sub-sede, após o portão do parque entrar na primeira trilha a sua esquerda, nesse ponto existe uma placa indicando a entrada da trilha para o Açude do Camorim, mas antes de pegar a trilha é obrigatório fazer o registro de entrada no escritório local do parque. 

A trilha para o açude é muito bem marcada e segue sempre subindo com um desnível aproximado de 300 metros, na trilha quando passar por bifurcações é só seguir a mais marcada e em mais ou menos 1 hora e 10 minutos de caminhada chega-se ao açude. Essa parte da trilha está bem marcada porque além das pessoas que visitam o açude caminhado também tem o pessoal do moto-cross que entra clandestinamente no parque e vai de moto até o açude. Quem tem um olho mais atento pode reparar nas marcas dos pneus na trilha. Nessa parte da trilha é possível de avistar parte das formações rochosas que compõem o Parque da Pedra Branca e também em um pequeno mirante podemos admirar o Maciço da Tijuca e a Pedra da Gávea. Nessa parte da trilha vamos ver vários muros de pedras cobertas de limo no nosso lado esquerdo, as pedras são sobras da construção da represa.

Localização


O Açude do Camorim fica dentro do Parque Estadual da Pedra Branca que está situado na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. 

Como Chegar 













Vindo da Barra ou de Jacarepaguá, pela Estrada dos Bandeirantes, entrar na Estrada do Camorim e seguir até o largo da Capela de São Gonçalo do Amarante. Chegando na Capela, mantenha à esquerda e siga em frente até a entrada da Sub-sede do Parque.

Quando ir 

Todas as estações são boas para fazer a trilha do Açude do Camorim, entretanto no verão as temperaturas podem chegar aos 40°C e as tempestades são freqüentes, principalmente no final da tarde. Nas demais estações a temperatura é mais amena tornando o passeio mais agradável.

Acampamento 

O acampamento dentro do Parque Estadual da Pedra Branca está proibido. 

Endereços do Parque

Núcleo Pau da Fome:
Estrada do Pau-da-Fome, 4003, Jacarepaguá, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22723-490

Núcleo Camorim:
Estrada do Camorim, 2118, Camorim, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22780-070

 Horário de Visitação 

De Terça a Domingo, das 9h às 16h30 min.







0 comentários:

Postar um comentário